top of page

Edson Minatti

Edson Minatti é professor e pesquisador no Departamento de Química da UFSC, sendo líder do grupo POLISSOL. Bacharel em Química (UFSC/1992) e doutor em Química Orgânica (UFSC/Tulane 1999). Seu trabalho de doutorado foi o estudo de interações entre polímeros e surfactantes, utilizando técnicas de investigação físico-química como reologia, tensiometria, condutivimetria e fluorescência. Nos Estados Unidos, sob supervisão do Dr. Wayne Reed na Tulane University (New Orleans/LA), Edson Minatti foi introduzido a técnicas de espalhamento de luz (estático e dinâmico). Graças a esta experiência, foi convidado para assumir um posto de pesquisador visitante (Poste Rouge) do CNRS no grupo de físico-química do LCPO (Bordeaux/FR, 2001/2) pelo diretor do grupo, o Dr. Redouane Borsali - um grande especialista em técnicas de espalhamento e físico-química de macromoléculas. Na França, E. Minatti passou a utilizar grandes centros de radiação, como o ESRF (Grenoble/FR), o ILL (Grenoble) e o IFF (Jülich/GE). As técnicas de SAXS e SANS, somadas às técnicas de espalhamento de luz (DLS e SLS), foram as principais ferramentas durante o trabalho no LCPO. Durante a estadia na França, E. Minatti desenvolveu boas colaborações externas, como com um grupo de materiais da Université de Mons (Mons/BE) e com o CERMAV, em Grenoble/FR. No mesmo laboratório, em 2002, E. Minatti realizou um estágio de pós-doc, sob orientação do Dr. Redouane Borsali. Ao regressar ao Brasil, E. Minatti tem feito seguidamente experimentos na linha de SAXS do LNLS, em colaboração com os Drs. Dino Zanette e Valdir Soldi, ambos da UFSC. Além de atividades de pesquisa, E. Minatti também desenvolveu atividades de ensino em cursos superiores da UFSC e da FURB. Em seguida, E. Minatti assumiu seu segundo pós-doc no grupo do Dr. Luiz Henrique Capparelli Mattoso, da EMBRAPA-CNPDIA, no grupo de nanossensores gustativos. Atualmente, o professor Minatti lidera o grupo Polissol - Polímeros e Surfactantes em Solução, no departamento de Química da UFSC. O professor Minatti também é o editor da revista Canal Fala Química, o maior serviço de divulgação e difusão da Química no Brasil (http://falaQuimica.com).

Palestrantes Convidados

Erick Leite Bastos

Erick Leite Bastos é Professor Associado no Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Possui formação em química, com ênfase em físico-química orgânica. Sua pesquisa aborda aspectos químicos e bioquímicos dos pigmentos naturais, em especial a invenção de derivados para aplicação tecnológica. Os termos mais frequentes nos projetos do seu grupo de pesquisa são: pigmentos naturais, semissíntese, antioxidantes, sondas e marcadores fluorescentes, biologia celular e micro-organismos patogênicos.

 

Ricardo Rego Bordalo Correia

Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Espectros Moleculares e Interações de Fótons com Moléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: espectroscopia ultra-rápida, espalhamento Raman estimulado, espalhamento hiper-Rayleigh, CARS ressonante e óptica não-linear.

Brenno Amaro Da Silveira Neto

Realizou a sua graduação (1995-2000), mestrado (2000-2003) e doutorado (2003-2006) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolvendo trabalhos na área de síntese orgânica, catálise em líquidos iônicos e fotoquímica orgânica. O pós-doutorado foi realizado na área de catálise e biotecnologia molecular e celular no TECNOPUC (2006-2007). Foi professor DE da Faculdade de Farmácia da PUCRS, editor da revista da graduação (PUCRS) e membro da comissão científica do departamento. Sua área de pesquisa é voltada ao desenvolvimento de novas moléculas com atividade biológica, biotecnologia molecular e celular além de processos tecnológicos (e.g. processsos de obtenção e modificação química do biodiesel e fotoluminescentes aplicados). Foi credenciado como orientador na Pós-graduação da Faculdade de Medicina na área de concentração de "Farmacologia e Toxicologia Molecular e Celular". Atualmente é professor adjunto no Instituto de Química da Universidade de Brasília (IQ-UnB) onde orienta trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Em 2008 ganhou o prêmio Inventor Petrobrás. Em 2013 recebeu o prêmio BMOS/RSC Young Investigator Award e foi eleito para Academia Brasileira de Ciências como Membro Afiliado 2013/2014-18. Tem projetos financiados por diversos órgãos de fomento (CNPq, FAPDF, FINATEC e outros) . Trabalha como consultar (referee) de diversas revistas reconhecidas da Química. Atualmente é bolsista de produtividade Nível II do CNPq.

​Juliano Smanioto Barin

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, atuando na Avaliação, Processamento e Controle de Qualidade de Alimentos e Produtos Farmacêuticos, bem como em Química Analítica, Preparo de Amostras e Aplicações da Radiação Micro-ondas e Ultrassom. Possui patente de inovação tecnológica internacional (Alemanha) com produto comercializado em diversos países. Desde 2001 participa das atividades de desenvolvimento de materias de referência junto a Fármacopeia Brasileira (FB) / ANVISA, atuando como membro do Comitê Técnico-Temático de Substâncias Químicas de Referência (CTT-SQR). Também participou da elaboração do primeiro material de referência certificado (MRC) de fármacos do país junto ao Inmetro, nos anos de 2008 e 2009.

 

Marcia Cristina Bernardes Barbosa

Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988). Atualmente é pesquisadora níevel 1B do CNPq e professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: suspensões coloidais iônicas, polieletrólitos e água e suas anomalias. Por seu trabalho anomalias dinâmicas da água ganhou o Prêmio Loreal e Unesco de Mulheres nas Ciências Física. Em paralelo tem atuado em questões de gênero na ciência pelo que ganhou a Nicholson Medal dada pela American Physical Society. Marcia é atualmente diretora do Instituto de Física da UFRGS, membro dos conselhos: Nacional de Ciência e Tecnologia, da Sociedade Brasileira de Física, da American Physical Society. Marcia é membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Fabiano Bernardi

Possui graduação em Física pela UFRGS (2004), mestrado em Física pela UFRGS (2006), doutorado em Física pela UFRGS (2010) com período de doutorado sanduíche na Johannes Gutenberg-Universitat Mainz (UNI-MAINZ) - Alemanha (2006), pós-doutorado em Física pela UFRGS (2010), pós-doutorado em Física pelo Advanced Light Source (ALS), Lawrence Berkeley National Lab (LBNL) - Estados Unidos (2011) e pós-doutorado em Física pela UNICAMP (2012). Atualmente é Prof. Adjunto II do Instituto de Física da UFRGS. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: física de superfícies, nanopartículas e catálise. Tem trabalhado principalmente com as seguintes técnicas de caracterização de materiais: in-situ XAS (X-Ray Absorption Spectroscopy), XPS (X-Ray Photoelectron Spectroscopy) e APXPS (Ambient-Pressure XPS), AES (Auger Electron Spectroscopy), XPD (X-Ray Photoelectron Diffraction), LEED (Low Energy Electron Diffraction), STM (Scanning Tunneling Microscopy), TEM (Transmission Electron Microscopy), SEM (Scanning Electron Microscopy), XRD (X-Ray DIffraction), RBS (Rutherford Backscattering Spectrometry), RBS/c (RBS - channeling), NRA (Nuclear Reaction Analysis).

bottom of page